Citação

A programação deveria ser uma disciplina presente na grade curricular das escolas?

Programação na prática, talvez não. A inclusão digital de verdade, sim.

Atualmente, muitas pessoas se questionam sobre algumas matérias obrigatórias no ensino médio. O que era pra ser um preparo para uma entrada no mercado de trabalho, ou até mesmo um aprimoramento do que queremos fazer na faculdade, se torna um aglomerado de assuntos que no final das contas, não iremos utilizar tanto assim. Qual a ultima vez que você utilizou a equação do segundo grau? Ou precisou recordar a organização celular de uma célula eucarionte?

Não quero defender aqui que este tipo de conhecimento seja desnecessário ou fútil. Mas praticando um pouco de alteridade, podemos simular uma situação simples. Se eu quisesse me tornar um cirurgião plástico de sucesso, por que precisaria aprender a programar? Vamos praticar o inverso também. Quero me tornar um matemático acadêmico de sucesso. Por que eu preciso destrinchar tanto a biologia?

Mas então, nada de tecnologia nas escolas? Sim. A área da tecnologia que todos deveriam saber. Quem mais sabe o que são cookies, a não ser profissionais web? O que é RFID? Como funciona o gps do meu smartphone? Por que não é seguro me conectar em uma rede Wi-Fi pública? Por que quando eu pesquiso tênis na internet, anúncios sobre tênis ficam aparecendo durante horas em meu navegador? Estes sim, são assuntos indispensáveis sobre tecnologia.

Se começarmos a partir do pressuposto de que a pessoa que está do outro lado tem noção de como as coisas acontecem, aquilo não é mais ‘mágica’. Atualmente percebemos que algumas pessoas acham que os recursos digitais funcionam milagrosamente. A inclusão digital de verdade seria uma ótima matéria para desmistificar isso. Hoje nas escolas, se preocupam em ensinar a usar o Windows ou Android. Isso é simples. Deixa um notebook ou um tablet na mão de uma criança e um mês depois ela vai te ensinar a usar.

Mas essa mesma criança, cinco anos depois continuará a não saber o que são cookies, politicas de segurança nos e-mails, o grande problemas de redes Wi-Fi públicas e etc. Isso sim, deveria ser matéria primordial nas escolas. Afinal de contas, até os que não querem, estão inseridos no mundo digital.

 

Resposta publicada em atividade acadêmica em 15/05/2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s